Suspensão de vistos de turismo é decisão do Espaço Schengen – Diplomata

O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, afirmou, esta segunda-feira, que a suspensão dos vistos de turismo para o seu país e outros Estados da União Europeia é uma decisão do Espaço Schengen.

“Os vistos de turismo estão suspensos não por Portugal mas pelo Espaço Schengen, essa é a situação”, esclareceu o diplomata à imprensa, no final de um encntro com o Presidente angolano, João Lourenço, a quem apresentou cumprimentos de despedida.

Pedro Pessoa e Costa assegurou, entretanto, a concessão de vistos para os cidadãos angolanos que se deslocam àquele país europeu, por questões de saúde, estudo, trabalho ou visita a familiares.

Nesses casos, a questão da dificuldade de obtenção de vistos não passa de um mito de supostos intermediários, referiu o diplomata, que deixa, segunda-feira, Luanda, após dois anos de missão em Angola

Quanto às relações entre Angola e Portugal, disse que espera te-las deixado melhoradas, “pelo trabalho que existe entre os dois país”.

O embaixador considerou que é uma relação que toca todas as areas de cooperação e se estende aos cidadãos de ambos os países.

FacebookTwitterGoogle+