Tchad convida Angola a explorar petróleo

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR) DURANTE A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA COM SEU O HOMÓLOGO DO TCHAD FOTO: FRANCISCO MIÚDO

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO (À DIR) DURANTE A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA COM SEU O HOMÓLOGO DO TCHAD
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

22 Agosto de 2019 | 17h53 – Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 17h54

O Presidente da República, João Lourenço, informou que Angola recebeu, nesta quinta-feira, um convite para investir na exploração de petróleo no Tchad.

O estadista, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo tchadiano, Idriss Débi Into, informou que o convite foi formulado durante as conversações entre as delegações dos dois países, com o intuito de reforçar as relações de cooperação económicas entre os dois Estados.

Durante as conversações, os dois países assinaram um “memorando de entendimento para a cooperação económica” e um “processo verbal”.

João Lourenço adiantou que os empresários angolanos foram igualmente convidados a investir na agricultura e na indústria no Tchad, país com cerca de 100 milhões de cabeças de gado, para uma população de quase 15 milhões de habitantes.

Encorajou as trocas comerciais, principalmente na aquisição de carne para consumo, por considerar mais barato, comparado a outras regiões do mundo, bem como a compra de espécies vivas para a reprodução.

O Chefe de Estado referiu que os dois países vão continuar a amadurecer as condições para a abertura de missões diplomáticas.

Por seu turno, o Presidente do Tchad, em visita de 24 horas a Angola, sublinhou que a aproximação económica pode estar já na senda da integração regional africana e no espírito de inter-ajuda, pelo desenvolvimento sustentável das respectivas nações.

Desafiou o empresariado dos dois países a promover uma efectiva cooperação económica, com ganhos para as duas economias e povos.

Os dois Estados têm um quadro de cooperação que incide em vários domínios, com realce para a troca de informações no âmbito político e diplomático.

Angola tem sido um parceiro importante para o Tchad, contando com o apoio de várias organizações a que os dois países pertencem, com realce para a Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos e para Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

FacebookTwitterGoogle+