Tchad defende reactivação da Comissão Mista

PRESIDENTE DO TCHAD IDRISS DEBY DISCURSANDO DURANTE AS CONVERSAÇOES ENTRE ANGOLA E TCHADFOTO: FRANCISCO MIUDO

PRESIDENTE DO TCHAD IDRISS DEBY DISCURSANDO DURANTE AS CONVERSAÇOES ENTRE ANGOLA E TCHAD FOTO: FRANCISCO MIUDO

22 Agosto de 2019 | 13h27 – Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 17h19

O Presidente tchadiano, Idriss Débi Itno, defendeu hoje (quinta-feira), em Luanda, a reactivação da Comissão Mista de Cooperação com Angola, para identificar potenciais áreas de investimento.

Para Idriss Débi, que falava na abertura das conversações oficiais, os dois países podem explorar e desenvolver parcerias nos sectores da agricultura, minas, energia e infra-estruturas.

Segundo o estadista tchadiano, as eventuais parcerias podem contribuir para a transformação estrutural da economia tchadiana.

Considerou essencial que os dois países trabalhem para enfrentar, melhor, desafios comuns ligados à promoção do desenvolvimento e do bem-estar das populações, com realce para a cooperação no domínio da segurança, pelo papel desempenhado na estabilidade das duas nações.

Noutra vertente, ressaltou que o entendimento alcançado em Luanda,   para a promoção de relações pacíficas entre o Rwanda e o Uganda, confirma o compromisso angolano com a paz e o desenvolvimento do continente africano.

O acordo alcançado, referiu o estadista tchadiano, é um acto magnânimo  do Chefe de Estado Angolano na mediação do conflito que tem dividido os dois países africanos.

FacebookTwitterGoogle+