TEOR DA MENSAGEM QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO ESCREVEU NO LIVRO DE HONRA ABERTO NO MEMORIAL AAN PELO CENTENÁRIO DE AGOSTINHO NETO

Celebramos nesta data o centenário natalício do Dr. António Agostinho Neto, um dos filhos mais proeminentes da Pátria angolana, Herói Nacional, Fundador da Nação e primeiro Presidente da República de Angola.

Nele, não exaltamos apenas as suas qualidades de lutador intransigente pela Independência, liberdade e bem-estar de todos os Angolanos. Saudamos também a visão profética e mobilizadora da sua obra poética, o seu espírito humanista, a sua vocação solidária e internacionalista.

No seu papel de herdeiro das tradições de resistência dos nossos antepassados e de Guia clarividente, o Dr. António Agostinho Neto ensinou-nos a confiar nas nossas forças e na justeza da nossa luta, a ter a certeza da vitória final, apesar de eventuais recuos momentâneos no nosso processo libertador.

Ele soube assim encarnar os anseios mais profundos e as aspirações mais legítimas do nosso Povo pela liberdade e justiça social, consagrados na sua lapidar expressão de que “o mais importante é resolver os problemas do Povo”.

Ele ensinou-nos também que, para ser eficaz, a nossa luta se devia prolongar de forma solidária para além das nossas fronteiras, o que conduziu ao fim do apartheid e à libertação de toda a Africa Austral.

Recordar e celebrar a figura histórica do Dr. António Agostinho Neto é assinalar para as novas gerações o máximo exemplo a seguir no combate universal contra todas as formas de opressão e de exploração do homem pelo homem.

Nós pretendemos continuar fiéis ao ideário politico-humanista do Dr. António Agostinho Neto e renovamos o compromisso de continuar a fazer jus à sua memória e para garantir a todos os Angolanos as condições de uma vida melhor, no plano da saúde, da educação, da habitação, do trabalho, da cultura e do lazer.

Todos juntos podemos construir em harmonia e com empenho, a Nação que seria motivo de orgulho para o seu Fundador, o Dr. António Agostinho Neto.

FacebookTwitterGoogle+