Turismo entre as prioridades do orçamento de 2019

LAGOA NACARUMBO, UMA DAS SETE MARAVILHAS DE ANGOLA, É UMA DAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DA LUNDA SUL
FOTO: LILIANA RAMOS LISA
12 Outubro de 2018 | 11h38 – Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 17h27
O sector turístico, depois da saúde e educação, é uma das prioridades do projecto de orçamento da Lunda Norte para 2019, calculado em cerca de 43 mil milhões de kwanzas – isto é, mais 3,4 porcento que o actual.
Tendo em conta a importância dada ao sector no orçamento 2019, o Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, presidido pelo governador, Ernesto Muangala, nessa quinta-feira, no Dundo, manifestou-se favorável à eleição da Lagoa Nacarumbo – uma das Sete Maravilhas de Angola.
Caso de seja aprovada a inclusão da Lagoa Nacarumbo do projecto orçamental será concretizado o plano de ordenamento da área da lagoa, a partir do próximo ano, mas a via de acesso já tem beneficiado de limpeza, segundo o director do gabinete provincial de planeamento, Fernando Bárber.
A Lagoa de Nacarumbo está localizada a 150 quilómetros a sul da cidade do Dundo, e, bem aproveitada, constitui uma valia para a economia da Lunda Norte.
No final do encontro, o administrador do município do Cuango, Guilherme Canco, considerou irrisória a fatia atribuída à circunscrição que tem como principal constrangimento a via degradada que liga a sede do município à Comuna de Luremo, passando por Cafunfo.
Já o director da Saúde, José Gimi Nhunga, defendeu incentivos para atracção de concorrentes para a Lunda Norte, província que perdeu 18 vagas para médicos.
O encontro contou com representantes de partidos políticos com assento parlamentar, autoridades eclesiásticas e tradicionais, associações profissionais e juvenis, que tomaram conhecimento dos concursos públicos havidos nos Sectores da Educação e Saúde, e do andamento da Operação Transparente em curso no país.