Vera Daves aborda em Lisboa os desafios da economia angolana

A ministra das Finanças, S. Exa. Vera Daves, destacou hoje em Lisboa os desafios de Angola no que respeita ao equilíbrio das finanças públicas. Ao intervir no II Fórum das Finanças Públicas/PALOP-TL, a ministra Vera Daves recordou os desafios da economia angolana, caracterizados pela forte dependência do petróleo e pela necessidade da diversificação da economia.  

Na sua intervenção sobre “Reforma das Finanças Públicas – o caminho recente e os grandes desafios em Angola”, a ministra Vera Daves sublinhou ter havido em Janeiro de 2016 e depois em Setembro de 2018, uma “leve recuperação” do preço, acima dos 60 dólares por barril, mas que depois voltou a cair, ficando acima de 40.

A ministra das Finanças, considerou ter sido esta uma “tempestade perfeita”, que baixou o preço do barril para menos de 20 dólares e que estava correlacionada com a produção, que era de 1,9 milhões de barris por dia, passando para 1,1 milhões de barris diários, um valor que diz se manter mais ou menos constante até hoje.
Sobre a relação que Angola mantém com o Fundo Monetário Internacional, a ministra Vera Daves disse que, num primeiro momento, se pensou que bastava assistência técnica, mas depois ficou “demonstrado que era preciso dinheiro”.

Além da ministra Vera Daves, interveio também no encontro o ex-ministro luso das Finanças João Leão, que dissertou sobre “O Papel das Finanças Públicas sólidas, transparentes portuguesas e responsáveis”. Sexta-feira, ocorrerá a intervenção da antiga ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte, que abordará o tema “Que caminhos para alinhar as políticas públicas com a transformação.

Ainda hoje, a ministra Vera Daves, acompanhada por directores do seu ministério, manteve um encontro de trabalho com o seu homólogo português, Fernando Medina, que esteva recentemente em Angola

FacebookTwitterGoogle+