Vice-presidente chega a Bamako
O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, chegou, na tarde desta terça-feira (25), a Bamako, Mali, para participar na homenagem ao antigo representante especial do secretário-geral da ONU em Angola, Alioune Blondin Beye.
À chegada, Bornito de Sousa foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, Tiebile Dramé.
Alioune Blondin Beye morreu a 26 de Junho de 1998, vítima de desastre aéreo nas imediações de Abidjan, na Côte d’Ivore.
A homenagem acontece 11 anos depois de os dois países terem feito o mesmo gesto (26 de Junho de 2008), em reconhecimento dos préstimos do antigo diplomata maliano.
Durante a cerimónia desta quarta-feira (26), a viúva de Alioune Blondin Beye vai lançar um livro intitulado “Blondin Beye paz em Angola – um longo rio tumultuoso”.
Nascido em 1939, Alioune Blondin Beye, foi representante especial do secretário-geral da ONU, em Angola, a partir de 1993, em substituição da britânica Margreth Anstee.
O diplomata maliano foi sucessivamente chefe da Missão de Verificação da ONU em Angola (UNAVEM l e UNAVEM II), no período de Junho de 1993 a Junho de 1997.
De 01 de Julho de 1997 a 26 de Junho de 1998 esteve em Angola como represente da Missão de Observação das Nações Unidas em Angola (MONUA).
Especialista em Direito Internacional, Alioune Blondin Beye foi sucessivamente ministro da Juventude, Desporto, Artes e Cultura (1978), ministro dos Negócios Estrangeiros de 1978 a 1986.
A Escola de Manutenção de Paz, em Bamako, foi baptizada com o seu nome, tal como o Liceu de Francês, em Luanda.