Vice-Presidente rende homenagem ao “mítico” Wuambu Kalunga

Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, rende homenagem ao Soba Wambo Kalunga FOTO: PEDRO PARENTE

Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, rende homenagem ao Soba Wambo Kalunga
FOTO: PEDRO PARENTE

22 Agosto de 2019 | 09h52 – Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 10h07

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, rendeu hoje, quinta-feira, homenagem ao mítico caçador Wuambu Kalunga, fundador do Reino do Huambo no século XV e cujo nome deu origem a esta província do planalto central de Angola.

No local, o Vice-Presidente foi saudado pelas autoridades tradicionais do sector do Muangunja, responsáveis por todo o acervo cultural de Wuambu Kalunga e conservadores da sua linhagem genealógica.

Acompanhado da governadora da província do Huambo, Joana Lina, recebeu explicações sobre o mítico caçador e a sua histórica da região, na voz do soba grande do Muangunja, Gilardo Firmino.

Antes do acesso à Ombala, a delegação do Vice-Presidente passou pelos rituais tradicionais, como forma de respeito e  agradecimento aos antepassados.

Wuambu Kalunga foi um exímio caçador da região do Waku Kungo (Cuanza Sul), que foi instalar-se no território da Caála, nesta província, nas zonas do Ussombo, Makolo e Kondombe.

Apesar do seu poder de caçador, nunca chegou a assumir cargo de responsabilidade junto do poder tradicional, mas foi o fundador do Reino do Huambo e responsável por várias guerras de resistência contra a ocupação colonial.

Bornito de Sousa, que se encontra desde quarta-feira no município da Caála, província do Huambo, para uma visita de 48 horas, está a constatar a execução das políticas de governação local e de combate às assimetrias regionais, bem como a implementação de projectos estratégicos desenvolvidos localmente.

De igual modo, vai reunir-se com as autoridades locais e os representantes de organizações da comunidade da Caála, além de visitar empreendimentos socioeconómicos.

FacebookTwitterGoogle+