Vice-Presidente viajou para o Botswana
31 Outubro de 2019 | 08h33 – Actualizado em 31 Outubro de 2019 | 10h17
O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, viajou, hoje (quinta-feira), para Gaberone, a fim de representar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na cerimónia de investidura do Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, Bornito de Sousa recebeu cumprimentos de despedida do ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, e de outras individualidades.
Mokgweetsi Masisi, de 58 anos de idade, foi reeleito no dia 23 deste mês para um segundo mandato de cinco anos, após o seu partido (PDB) ter sido declarado vencedor das eleições com mais de 51% dos votos.
Recentemente, o Presidente João Lourenço felicitou o seu homólogo tswanês, sublinhando que a eleição de Mokgweetsi Masisi é a reafirmação da confiança depositada pelo povo do Botswana.
O estadista angolano encorajou o Presidente do Botswana a prosseguir com os esforços para realizar os grandes objectivos do progresso, bem-estar e da prosperidade dos tswaneses.
Angola e Botswana, membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), abordaram, este ano, a possibilidade da criação de uma comissão de cooperação bilateral, para dar corpo às relações diplomáticas existentes desde 1975.
Os laços de amizade e parceria entre ambos os Estados foram reforçados em 2006, com um Acordo Geral de Cooperação.