VIDEOCONFERÊNCIA A PARTIR DE LISBOA
VIDEOCONFERÊNCIA A PARTIR DE LISBOA
“Uma visão estética e empreendedora do feminino” é o tema de uma palestra virtual.
Denominado “Arte Mulher”, decorre dia 12 a partir das 16 horas uma videoconferência a partir de Lisboa que pretende transmitir “uma visão estética e empreendedora do feminino”.
Na plataforma Zoom, com o ID 297 161 6479 e a senha de acesso “artemulher”, os internautas poderão assistir às visões expresas por um grupo de mulheres angolanas que se pretende associar às comemorações do “Março Mulher” ainda inserida nos 45 anos de da Independência Angola.
Entre as palestrantes está Ciomara Morais, actriz e realizadora de audiovisual. Ficou conhecida por ter protagonizado a personagem “Salomé Lisboa” da série portuguesa Morangos com Açúcar.
Outra palestrante é a designer de moda Carla Silva, participou em vários eventos de moda como Moda Luanda, Angola Fashion Week, Moçambique Fashion Week e criadora dos padrões de tecidos “Quedas de Kalandula, Rainha Jinga a Mbandi” e “Rosa de Porcelana”.
Há, ainda, a participação da designer Celeste Mampuya,proprietária da marca CM. Trabalha com o esposo, o artista plástico Guilherme Mampuya, tem uma linha de louças de porcelanas, puff’s, almofadas e acessórios, seguindo o padrão das obras de Guilherme Mampuya.
Uma outra participante é a artista plástica Fineza Teta-Fisty. Particiopu em numerosos eventos internacionais. Foi membro da Comissão Nacional de Angola para várias Exposições internacionais, tendo sido a única mulher a receber até agora I Grande prémio de pintura Ensa Arte
Há, ainda, a sublinhar a presença da arquitecta Ângela Mingas, que nasceu em Outubro de 1971. É autora do Livro “Centro Histórico de Luanda”, co-autora do livro Modernismo Luanda editado pelo Goethe Institut-Angola e de diversos ensaios em publicações colectivas.
Regista-se, também, a presença da artista plástica Erika Jâmece. O seu percurso pelas artes, é muito marcado pelo empenho e progressão na descoberta, num processo de autoformação, criando a sua própria técnica não enfeudada aos cânones mais convencionais da academia. Conhecida como Rainha do Hongolo, que em Kimbundo significa Arco-Irís.
Finalmente, há a participação da cineasta Maria João Ganga. A sua principal obra cinematográfica é o filme “Na Cidade Vazia” de 2007, cujo argumento também escreveu, obra com a qual obteve prémios em vários festivais de cinema como o Festival de Cinema de Paris, Festival de Cinema Africano, da Ásia e América Latina de Milão.
A conversa com estas 7 mulheres que nos darão as suas visões estéticas, plásticas e empreendedoras, será moderada pelo adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal Luandino Carvalho.
Para comemorar o Março Mulher, os Serviços Culturais da Embaixada de Angola inicia com esta vídeo-conferência uma série de 3 palestras da série “Arte Mulher”. Esta primeira versa as artes plásticas e audiovisuais, uma segunda com base em literatura no feminino e uma última com mulheres da música.