VIII Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa – PER

Reguladores da comunicação social realizam oitavo encontro em Lisboa

O presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social de Angola ERCA), Adelino de Almeida, e o Director Nacional de Informação, Rui Vasco, estão desde ontem a participar em Lisboa no VIII Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER).

Na cerimónia de abertura, na qual esteve também presente o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, Adelino de Almeida, na qualidade de presidente em exercício da PER, sublinhou a importância das entidades reguladoras dos países de língua portuguesa estarem articuladas naquilo que disse ser o “combate” contra o efeito que as informações falsas representam para as democracias consolidadas.

Subordinado ao tema “Regulação e Desinformação”, este encontro tem por cenário a sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e reúne durante três dias os responsáveis pelas entidades reguladoras de todos os países que falam português e alguns dos melhores jornalistas lusófonos, muitos dos quis desempenham hoje importantes cargos de direcção nos órgãos a que pertencem.

Ontem, primeiro dia de trabalhos, realizaram-se várias mesas redondas onde participaram os representantes angolanos no evento e registaram-se duas intervenções de fundo, uma a cargo do jornalista português Mário Mesquita, na qualidade de vice-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social de Portugal, e outra proferida por Joana Gonçalves de Sá, docente da “Nova School of Business & Economics”.

O primeiro dissertou sobre “O fenómeno da desinformação, contexto europeu e nacional”, enquanto Joana Gonçalves de Sá falou sobre “Os riscos da revolução digital e as fake news como sintoma”. Ainda ontem, Rui Vasco interveio no painel denominado “Democracia e pluralismo nos media: desafios da desinformação”.

Hoje, os participantes no encontro realizam de manhã a VIII assembleia plenária da organização, enquanto no período da tarde irão visitar a Assembleia da República Portuguesa e as instalações da RDP e da RTP.

Amanhã, último dia dos trabalhos, será lida a “Declaração de Lisboa”, um documento onde será reflectida a síntese deste VIII Encontro da Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa. Na ocasião, Adelino de Almeida passará a presidência da organização para Francisco Azevedo e Silva, vogal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social de Portugal, que a exercerá até finais de 2020.

FacebookTwitterGoogle+