Visita do PR ultrapassa expectativas – comunidade

PORTUGAL: VISITA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A REPÚBLICA PORTUGUESA FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

PORTUGAL: VISITA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A REPÚBLICA PORTUGUESA
FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 Novembro de 2018 | 15h36 – Actualizado em 26 Novembro de 2018 | 15h52

Alguns angolanos residentes em Portugal e portugueses afirmaram nesta segunda-feira, em Lisboa, que a primeira visita de Estado realizada pelo Presidente angolano, João Lourenço, a esse país europeu ultrapassou as expectativas da comunidade.

Na ressaca da visita realizada de 22 a 24 deste mês, os angolanos avaliaram positivamente o desempenho do Presidente da República, João Lourenço, na visita a Portugal.

Em declarações à Angop, na capital portuguesa, a angolana Ana Vasconcelos destacou o facto de João Lourenço ter sido o décimo oitavo Chefe de Estado que já discursou na Assembleia da República Portuguesa.

Fez referência ao Colar de Don Afonso Henriques, com o qual o estadista angolano foi condecorado, pelo Presidente Marcelo de Sousa, e a entrega das Cheves Cidade de Lisboa.

Tudo isto porque o Presidente João Lourenço foi exímio nos seus discursos, tendo a capacidade de falar da política de Angola de forma clara e muito directa, afirmou Ana Vasconcelos, que destacou a persistente aposta na abordagem sobre o combate à corrupção.

Para Sunamita Daniel, o Presidente devolveu a liberdade de expressão ao povo de Angola.

Segundo a entrevistada, João Lourenço auscultou sabiamente a comunidade e respondeu com sinceridade, sem falsas promessas, levando toda a comunidade a reflectir o momento que o país vive.

Registou o facto de ter sido a primeira visita de Estado de um presidente angolano a Portugal nos últimos dez anos.

Já Valdemar Santos disse que com a visita a Portugal, João Lourenço restabeleceu as relações económicas, “soprando o vento da esperança” para a classe empresarial.

Valdemar Santos sublinhou a resposta dada, pelo Chefe de Estado, no encontro com a comunidade, quando questionado sobre a regularização da documentação de alguns angolanos em Portugal.

Na resposta, o Chefe de Estado “levantou a ponta do véu” e adiantou que está a ser criado um programa para colmatar as lacunas existentes neste âmbito, tendo apontado como data provável para o início do programa o primeiro trimestre de 2019.

Para Valdemar Santos a resposta é “uma luz verde para resolução deste problema”.

Referiu que durante o encontro com a comunidade angolana, João Lourenço solicitou que lhe fossem enviadas todas as preocupações enfrentadas pelos angolanos, para serem devidamente analisadas.

Em relação a visita, o português Joel Santos disse que o Presidente angolano se mostrou uma pessoa aberta e que tudo fará para levar o seu país a bom porto.

Foi um momento histórico nas relações entre os dois países, afirmou, realçando que apesar desses sinais é fundamental aguardar o que poderá acontecer.

No quadro da visita a Portugal, os governos angolano e português assinaram 13 novos instrumentos jurídicos,  para a dinamização da cooperação bilateral em múltiplos domínios, entre os quais, justiça, formação e gestão do pessoal docente, saúde, juventude, bem como cultura e artes.

Foi, Igualmente, assinada uma declaração de intenções relativa à cooperação entre a Angola e Portugal nos domínios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A visita serviu também para rubricar um Memorando de Entendimento no domínio do Ambiente e um Acordo de Parceria para o Reenquadramento e Consolidação do Centro de Investigação em Saúde de Angola.

FacebookTwitterGoogle+