Xeique dos EAU em Angola para reforço da cooperação
05 Novembro de 2019 | 17h38 – Actualizado em 05 Novembro de 2019 | 17h59
O Xeique dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Ahmed Dalmook Al Maktoum, chegou, hoje (terça-feira) à tarde, em Luanda, para efectuar uma visita oficial de 48 horas, com foco na implementação de acordos de cooperação bilaterais no domínio da agricultura, assinados em Dezembro de 2018.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Xeique, acompanhado de altos dignitários daquele país do Golfo Pérsico, foi recebido pelo secretário de Estado para os Recursos Florestais, André de Jesus Moda, e diplomatas da embaixada dos EAU em Angola.
Segundo apurou a Angop, esta visita visa materializar o Projecto dos Centros de Excelências de Serviços Agrícolas em Angola, bem como impulsionar questões relacionadas com os “pré-acordos” com o Ministério da Agricultura e Florestas de Angola.
A intenção é dar sequência às iniciativas para o desenvolvimento da Fazenda América, no Cuanza Sul, bem como ao Programa de Mecanização Agrícola em Angola, plasmados nos referidos Memorandos de Entendimento entre os dois Estados.
Angola (localizado na África Austral) e os EAU (no Golfo Pérsico) são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e rubricaram, em Junho de 2015, um de cooperação económica e técnica e outro para a criação de uma Comissão Mista.
Agenda
Na quarta-feira (06), o Xeique Ahmed Al Makto será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço.
No mesmo dia, manterá encontros separados com os ministros das Finanças, dos Transportes e da Saúde, respectivamente, Vera Daves, Ricardo D’Abreu e Sílvia Lutukuta.
Para quinta-feira, último dia da sexta visita do “líder” árabe a Angola, está prevista uma reunião com o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis. Na sequência deste encontro vai visitar a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda/Bengo.
No período da tarde, Ahmed Al Maktoum vai reunir-se (em separado) com os presidentes dos Conselhos de Administração da SONANGOL, Sebastião Martins, e da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Paulino Jerónimo, com os quais prevê assinar também acordos na área dos petróleos e gás.
Em conformidade com alguns pré-acordos, os Emirados Árabes Unidos propuseram-se, em Julho último, a investir cerca de dois mil milhões de dólares americanos (USD) na instalação de uma linha de montagem de tractores em Angola, na produção de electricidade e gás e na agricultura.
Os EAU são uma confederação de monarquias árabes, com a sexta maior reserva de petróleo do mundo. É das mais desenvolvidas economias do Médio Oriente e um dos países mais ricos do mundo, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é de 54. 607 USD “per capita”, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).